" Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." [Jo 15. 13-15 )
Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. [Pv.17.17]
Dia 20 de julho é o Dia do Amigo. E a pergunta que sempre surge é: quem é o seu melhor amigo, e a sua melhor amiga? Que critérios usamos para qualificar a amizade verdadeira?
Primeiro, vejamos o que Jesus disse aos seus discípulos. Para ele, o amigo ou a amiga é aquela pessoa capaz de demonstrar amor.. Foi o que Ele fez por seus discípulos e discípulas ao dar sua vida por eles- e por nós, que somos seus dicípulos e discípulas hoje. Não há maior evidência de amor do que essa. O verdadeiro amigo ou a verdadeira amiga deve estar disposto, se necessário for, a sacrificar sua vida pelo outro e pela outra.
Ainda há mais: Jesus afirma que chama os seus discípulos de amigos, porque lhes revela tudo o que Ele ouviu do Pai, ou seja, não há segredos para os que são considerados amigos e amigas. Não se lhes oculta absolutamente nada. Amizade se faz às claras, sem meias palavras, com confiança mútua, partilhando alegrias e tristezas.
Por isso Jesus é verdadeiro amigo. No entanto, O Senhor Jesus Cristo impõe uma condição para que sejamos seus amigose amigas: fazer o que Ele ordena, ou seja, ou seja cumprir o seu mandamento. E qual é o seu mandamento? Está expresso em João 15.12, onde lemos: o meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. è o amor aos irmãos, na medida do amor de Jesus por nós, que nos qualifica para sermos amigos do Senhor.
É nesse teor que o texto citado de Provérbios nos adverte de que devemos amar o amigo ou a amiga. E dá uma razão interessante para isto: Se amar-mos o amigo ou a amiga, num momento mais angustiante da vida, ele ou ela se tornará o nosso irmão ou irmã. Novamente o critério fundamental que identifica a verdadeira amizade é o amor. Amor real, amor desinteressado, amor demonstrado em atos e não apenas em palavras.
Que possamos cultivar amizades ao longo de nossa vida, lembrando sempre que o melhor amigo é, sem dúvida, o Senhor Jesus. Que Deus abençoe a todos. Do amigo e pastor, Rev. Vicente de Paulo Ferreira.