Pastoral
SERVIÇO: PROVA DE FÉ
E estavam ali [...] muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir [Mt 27.55].
Março é um mês marcado por dois eventos de grande importância para nós: nele se comemoram o Dia Internacional da Mulher e o aniversário da Igreja Metodista Betel. O primeiro de alcance universal, o outro restrito à esfera de ação da comunidade de fé – o que não diminui a sua relevância. Podemos, ao contrário, aproveitando a ocasião, meditar no valor da atuação das mulheres na vida da igreja.
O texto de Mt 27.55 apresenta três aspectos nos quais aquelas mulheres se posicionam quanto a Jesus. Que possamos aprender com elas.
1.Estavam ali. Era o momento mais difícil do ministério de Jesus, o da sua crucificação. Os discípulos tinham se debandado, mas as mulheres, mesmo de longe, estavam ali. Não o abandonaram. E nós? Nos momentos difíceis da vida da igreja, da família, quem está ali? Temos a mesma disposição de correr os riscos e nos envolver com as dificuldades e procurar as soluções para os problemas? Em geral, as mulheres tomam a dianteira diante do silêncio e omissão dos homens.
2.Seguiram Jesus. Seu exemplo de discipulado é marcado pela continuidade e persistência. Vinham com Jesus desde a Galiléia, ou seja, desde o início de seu ministério. Não o abandonaram em momento nenhum, nem mesmo quando foi preso e crucificado. Muitos desistem diante dos problemas, outros começam bem, mas desanimam ao longo do tempo, outros ficam lá e cá conforme as circunstâncias. O exemplo daquelas mulheres nos incentiva a ter perseverança no seguir Jesus.
3.Para servir. Aquelas mulheres estavam ali, tinham seguido Jesus durante todo o seu ministério, e com uma finalidade: servir. O serviço é a marca da sua fé. A prova maior do seu discipulado está nessa disposição de servir ao Senhor. Esta é uma lição que todos precisamos aprender sempre, a de que somos discípulos de Jesus para servi-lo como nosso Mestre e Senhor. Servi-lo com nosso tempo, com o nosso trabalho, com nossos recursos financeiros e nossa vida de testemunho.
Que nossa vida de fé também seja marcada pela disposição de estar onde o Senhor Jesus espera que estejamos, por um discipulado persistente, e por uma disposição em servir a Deus na construção do seu reino neste mundo. Deste modo, comemoremos o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de Betel, inspirados pelo ideal de serviço daquelas mulheres que deram a sua vida ao serviço de Jesus. Que Deus nos abençoe.
Na graça e no amor de Jesus,
Rev. Vicente de Paulo Ferreira
AVISOS
ANIVERSÁRIO DA IGREJA: dias 26, 27 e 28 de março – cultos especiais.
Programação:
Dia 26 [sexta-feira] – Culto à Moda Antiga: cânticos do Hinário Evangélico e testemunhos. Pregador: Rev. Vicente de Paulo Ferreira.
Dia 27 [sábado] – Coral do Centro Cultural Pró-Música. Pregadora: Revdª Édina do Nascimento Ferreira.
Dia 28 [domingo] – Coral da Igreja Metodista Bela Aurora. Pregador: Rev. Sérgio Arantes Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário